A conservação dos recursos hídricos pelo mundo
A disponibilidade de água potável no mundo varia consideravelmente dependendo da região e das condições climáticas locais. Embora a Terra seja coberta por água, a maior parte dela é salgada e não pode ser consumida por seres humanos. Apenas cerca de 2,5% da água do mundo é doce, mas a maior parte dessa água está presa em geleiras, calotas polares e aquíferos profundos. Apenas uma pequena fração da água doce do mundo está disponível em rios, lagos e aquíferos superficiais.
Além disso, muitas regiões do mundo enfrentam escassez de água potável devido a fatores como crescimento populacional, mudanças climáticas, poluição e má gestão dos recursos hídricos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável segura e cerca de 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços básicos de saneamento.
O país com a maior disponibilidade de água doce do mundo é o Brasil, com cerca de 12% de toda a água doce do planeta. O país é rico em recursos hídricos, com bacias hidrográficas extensas como a Amazônica, a do Paraná e a do São Francisco, além de possuir inúmeras nascentes e rios em seu território. No entanto, é importante lembrar que, apesar da abundância de água, muitas regiões do país ainda sofrem com a escassez e má distribuição de água potável.
Alguns fatores podem interagir de maneira complexa e contribuir para a escassez hídrica em diferentes graus em várias partes do mundo:
- Mudanças climáticas, que estão afetando a distribuição e a quantidade de chuva em todo o mundo, resultando em secas mais frequentes e intensas em muitas regiões.
- O Crescimento populacional que aumenta a demanda por água para consumo, agricultura e indústria, o que pode levar à escassez de água em algumas áreas.
- A poluição, que diminui a disponibilidade de água para consumo e para uso em atividades agrícolas e industriais.
- O Uso insustentável incluindo a irrigação excessiva e a extração de água subterrânea que pode esgotar os recursos hídricos em algumas áreas.
Por isso, é importante enfatizar a necessidade de proteger e gerenciar esse recurso de forma sustentável para o desenvolvimento humano e ambiental. Nesse sentido, o Dia Mundial da Água foi criado em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como “Cúpula da Terra” ou “Rio-92”.
Desde então, o Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre a importância da água e a necessidade de proteger os recursos hídricos. A cada ano, um tema diferente é escolhido para destacar um aspecto específico da água e sua relação com as pessoas, o meio ambiente e a economia. A celebração do Dia Mundial da Água tem sido fundamental para destacar a necessidade de proteger e gerenciar a água de maneira sustentável para as gerações presentes e futuras.
O que você tem feito para garantir que a água esteja disponível para todos?